Rede Nacional de Mobilização Social

O COEPvoltar



O COEP – Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – foi criado em 1993 em meio à intensa mobilização da sociedade civil deflagrada pelo Movimento pela Ética na Política, tendo entre seus idealizadores o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O objetivo era reunir empresas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria.

Inicialmente, eram 30 as entidades envolvidas; hoje, o COEP é um dos principais articuladores junto a organizações públicas e privadas para a promoção de iniciativas visando o desenvolvimento humano e social, em especial as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país.

São mais de 1.100 instituições envolvidas nas 27 unidades da federação e em 29 municípios, incluindo entidades de classe e universidades, nas quais funcionários, colaboradores, professores e alunos são incentivados a participar de diferentes projetos sociais.

O COEP é uma rede de organizações. Uma organização é feita de pessoas. Com o entendimento de que transformar uma realidade apenas é possível por meio do envolvimento dos indivíduos, em 2003, foi criada uma Rede de Pessoas - Mobilizadores COEP, e, um ano após, uma Rede de Comunidades.

 

O Mobilizadores COEP, que reúne mais de 37.000 pessoas participantes do Brasil e do exterior, é um espaço virtual de incentivo e qualificação para a prática cidadã, no qual pessoas interessadas na transformação da realidade social podem, de forma responsável e organizada, se capacitar, trocar experiências, divulgar estudos e ações bem sucedidas, articular parcerias e se planejar para a atuação em iniciativas sociais.

 

 

A Rede Comunidades, integrada por cerca de 120 localidades, é o retrato mais expressivo dos resultados da articulação desenvolvida pela ampla Rede Nacional de Mobilização Social, constituída pelo COEP – uma Rede de Organizações, pelos Mobilizadores COEP – uma Rede de Pessoas e pela Rede de Comunidades.

A partir de uma avaliação prévia sobre suas características e demandas, as comunidades são convidadas a participar da Rede e um projeto de desenvolvimento comunitário é desencadeado, visando não apenas a geração de renda de maneira integrada e sustentável, mas também a inclusão social e digital, resguardada a preocupação com a preservação do meioambiente.


A atuação da Rede Nacional de Mobilização Social é direcionada para os seguintes grandes temas:

  • Erradicação da Miséria
  • Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade
  • Participação, Direitos e Cidadania


Quando o assunto é mobilização social, o COEP tem história para contar e resultados para mostrar. Afinal, são mais de 20 anos construindo caminhos para mudar o Brasil. Para melhor.

 


REDE NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL - COMUNIDADES, ORGANIZAÇÕES E PESSOAS

 

 

Indicar Página   Imprimir  
COEP - Av. Horácio Macedo nº 2030 bloco I-2000 s/ I-044d - Cidade Universitária - CEP: 21941-598 - Rio de Janeiro/RJ - Tel: 21-2528.4377/2562.8073/2562.8074