Rede Nacional de Mobilização Social

Notíciasvoltar

Livro destaca políticas brasileiras de combate à extrema pobreza
[31/08/2016]



Livro “Poverty and the Millennium Development Goals” (Pobreza e os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio) reúne textos de especialistas no tema do desenvolvimento sustentável. Um dos capítulos, escrito pelo diretor do Centro RIO+ da ONU, Rômulo Paes de Sousa, e pelo professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) Paulo de Martino Jannuzzi, aborda as políticas públicas brasileiras dos últimos anos para a erradicação da pobreza no país.

O Programa de Pesquisa Comparativa sobre Pobreza (CROP, na sigla em inglês) do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) lançou este ano o livro “Poverty and the Millennium Development Goals” (Pobreza e os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio), publicado pela editora Zed Books.

Um dos capítulos do livro — “Para Além da Erradicação da Extrema Pobreza: Debatendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil” —, escrito por Rômulo Paes de Sousa e Paulo de Martino Jannuzzi, explica por meio de dados a luta do país para a erradicação da extrema pobreza nos últimos anos.

Rômulo é diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) e ex-vice-ministro do Ministério do Desenvolvimento Social brasileiro, e Paulo é professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE e professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Os autores detalham o programa Brasil Sem Miséria, estratégia do governo federal para erradicar a extrema pobreza, e programas de proteção social como Bolsa Família, que cobriu 12,8 milhões de famílias, ou mais de 51 milhões de pessoas.

Enquanto a busca pelos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs) venceu em 2015 e a comunidade internacional passou a discutir o futuro por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o livro editado pelos pesquisadores Alberto D. Cimadamore, Gabriele Koehler e Thomas Pogge reúne especialistas para avaliar a agenda global sobre o tema.

Ao examinar os esforços rumo aos ODMs e seus resultados, a publicação expõe falhas estruturais na medição da pobreza e da fome no mundo, que levaram fontes oficiais a frequentemente subestimar sua escala mundial, enquanto a distribuição global de renda, riqueza e acesso a serviços de saúde tornou-se cada vez mais desigual.

O livro é uma contribuição para uma agenda global rumo à justiça social, econômica, política e ambiental mais igualitária, reunindo sugestões de caminhos para a erradicação da pobreza e lições que podem ser adotadas para a conquista dos ODS, segundo o Centro RIO+.

A publicação está disponível (em inglês) no site da Amazon.
 

Fonte: ONU


 

Indicar Página   Imprimir  
COEP - Av. Horácio Macedo nº 2030 bloco I-2000 s/ I-044d - Cidade Universitária - CEP: 21941-598 - Rio de Janeiro/RJ - Tel: 21-2528.4377/2562.8073/2562.8074