Rede Nacional de Mobilização Social

Notíciasvoltar

Projeto apoiado pelo UNICEF capacita professores para aulas de educação física a crianças deficientes
[30/08/2016]




A realização das oficinas é parte da estratégia do projeto Rios de Inclusão de promover a inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência na capital paraense, por meio de um processo de capacitação e qualificação das equipes de educação, saúde e assistência social das gestões municipal e estadual. A iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Professores de educação física das redes públicas de ensino municipal e estadual de Belém, no Pará, foram capacitados por meio de uma oficina para desenvolver atividades esportivas com crianças de 2 a 8 anos com deficiência intelectual.

A iniciativa tratou da metodologia do Programa Atletas Jovens, desenvolvida pela Fundação Olimpíadas Especiais, em parceria com o projeto Rios de Inclusão.

No total, 60 professores participaram de dois dias de oficina em Belém, com a presença de cerca de 20 crianças. Esses profissionais terão a responsabilidade de levar essa metodologia às creches e pré-escolas, que trabalham com crianças com algum tipo de deficiência intelectual em todo o município.

A realização de duas oficinas é parte da estratégia do projeto Rios de Inclusão de promover a inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência na capital paraense, por meio de um processo de capacitação e qualificação das equipes de educação, saúde e assistência social das gestões municipal e estadual.

O projeto é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Belém, Governo do Estado do Pará e Fundação de Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O Programa Atletas Jovens é voltado para qualificar educadores físicos interessados pelo esporte adaptado para pessoas com deficiência intelectual, sendo que Belém é a primeira cidade amazônica a receber o programa. A entidade nacional dirigente de desportos é filiada à Special Olympics International, movimento global que, por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais.



Fonte: ONU

 

Indicar Página   Imprimir  
COEP - Av. Horácio Macedo nº 2030 bloco I-2000 s/ I-044d - Cidade Universitária - CEP: 21941-598 - Rio de Janeiro/RJ - Tel: 21-2528.4377/2562.8073/2562.8074