Rede Nacional de Mobilização Social

Notíciasvoltar

3º livro da coleção COEP
[19/06/2010]

O trabalho de desenvolvimento comunitário que o COEP Nacional vem promovendo no Semiárido Nordestino é o foco principal do livro Cotton, Computers and Citizenship, que foi lançado, em Ottawa, no Canadá, no final de setembro. A publicação, editada pelo COEP em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Voluntário da Universidade de Carleton, conta com o apoio do Programa Canadense de Parcerias do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento. O evento de lançamento foi organizado pela Aga Khan Foundation Canada, uma agência internacional sem fins lucrativos que apóia programas de desenvolvimento social.

Escrita em inglês pelo pesquisador canadense John Saxby, que trabalha com o COEP desde o início de 2000, a obra retrata, em 250 páginas, o processo de mobilização e cooperação promovido pelo COEP no Semiárido nordestino para transformar as condições de vida de comunidades de baixa renda, mencionando as melhorias socioeconômicas alcançadas. Neste sentido, documenta as origens, evolução e realizações do "Programa Comunidades Semiárido", iniciado pela Rede há dez anos com apenas uma comunidade e que, hoje, engloba cerca de cinquenta.

A obra é dirigida a pessoas e organizações que trabalham com desenvolvimento comunitário, jornalistas, pesquisadores, professores, alunos e formuladores de políticas públicas. O texto completo em inglês e português, assim como um vídeo de 15 minutos sobre o “Programa Comunidades Semiárido”, está disponível em formato eletrônico no site do COEP (www.coepbrasil.org.br/colecaocoep).

O Programa Comunidades Semiárido
O COEP vem atuando como um catalisador, ajudando as comunidades do Semiárido a captarem recursos técnicos e financeiros de instituições públicas para uma série de projetos de desenvolvimento, iniciativas de convivência com a seca e adaptação às mudanças climáticas. Juntas, as comunidades e a Rede começaram a produção de algodão orgânico, naturalmente colorido, e resistente à seca. Minifábricas limpam, tiram sementes e empacotam o algodão, que assim alcança um preço muito superior ao do produto bruto. Os telecentros, implantados nas comunidades, oferecem aulas de informática e acesso à internet. Cisternas e barragens subterrâneas garantem uma fonte de água mais segura e bem conservada, e um sistema de criação de ovinos e caprinos tem melhorado os rendimentos dos comunitários.

 

Dados da obra:
Título:
Cotton, Computers and Citizenship
Autor: John Saxby
Número de páginas: 250
Valor: U$ 25,95 + U$ 12,00 referente ao frete e impostos
Pedidos: www.coepbrasil.org.br/compra/compralivro.html
Contato: Patricia Baldarelli - (21) 2528-4117 - patricia@coepbrasil.org.br



Acesse aqui o formato eletrônico do livro em português

Release para divulgação

Indicar Página   Imprimir  
COEP - Av. Horácio Macedo nº 2030 bloco I-2000 s/ I-044d - Cidade Universitária - CEP: 21941-598 - Rio de Janeiro/RJ - Tel: 21-2528.4377/2562.8073/2562.8074